quarta-feira, 2 de junho de 2010

7 - Prefirir produtos provenientes de florestas geridas de forma sustentável



Estes produtos garantem que as florestas de origem são geridas de forma a preservar os valores naturais (espécies e habitats), as cadeias de valor económico bem como a protecção dos direitos dos produtores e trabalhadores. .


Procure produtos com o selo Forest Stewardship Council (FSC)!

3 comentários:

  1. Não há duvidas de que o montado de sobro é uma excelente forma de floresta sustentável, de longe muito preferivél ao eucalipto que embora possa gerar lucros mais rapidamente, provoca a esterilização dos terrenos tornando-os insustentaveis para as futuras gerações. Já o pinhal não causa este problema mas tem um outro em comum com o eucalipto, que é a alta inflamabilidade das suas ramagens e cascas. Não considero que o pinhal ou eucaliptal sejam mais rentaveis que o montado pois este permite um regime de pluricultura, podendo-se cultivar varios tipos de cereais em simultaneo com o crescimento dos sobreiros, já para não falar da criação do porco preto tão apreciador dos frutos do sobreiro que contribuem para dar um sabor caracteristico á sua carne.

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo Tomás, obrigada por este seu comentário.
    Sabe que a CORTICEIRA AMORIM fomenta e auxilia os produtores florestais que pretendem adoptar práticas de gestão florestal mais racionais e condizentes com os princípios precunizados pelo FSC?
    Brevemente traremos notícias!...

    ResponderEliminar
  3. Estou, naturalmente, de acordo. Parte do problema passa, infelizmente, pela forma como se atribui o "valor económico" às diferentes espécies e ecossistemas associados. Ou seja, sendo verdade que o montado de sobro proporciona rendimentos de diferentes fontes (e é por isso um sistema agro-silvo-pastoril) também é verdade que proporciona um conjunto de outros serviços ambientais (sequestro de carbono, barreira contra a desertificação, conservação de biodiversidade, regulação do ciclo da água, da qualidade do ar, entre outros) que não são devidamente - ou que não são minimamente - tidos em consideração...
    Tudo isto tem impacto na qualidade de vida de todos nós, mas também tem impacto nas "contas nacionais". Estas contas serão feitas? não creio...
    Necessitamos de novos métodos para avaliação e contabilização desses serviços. Novos métodos que permitam o alinhamento de políticas Florestais/Económicas/Ambientais.
    Quando isso acontecer estaremos perante uma importante evolução e a certificação FSC ganhará ainda mais força, pelas garantias acrescidas que dá aos consumidores - que o produto que compram tem na sua origem uma gestão sustentável de recursos que favorece importantes serviços ambientais.

    ResponderEliminar