quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cortiça é "beleza portuguesa" no mundo


Se digitar InformationIsBeautiful.net, será recebido num website que oferece notícias e estatísticas variadas, com um toque de optimismo, sendo uma das quais subjacente ao lema "porque cada país é o melhor em alguma coisa". De seguida, e num mapa-mundo, é possível saber-se quais os aspectos mais positivos de cada uma das nações que fazem parte do nosso planeta.

No caso de Portugal, e numa caixinha cor-de-rosa, aparece simplesmente a palavra "cortiça". E esta "vitória" é, em grande parte, devida ao facto da mais do que centenária Corticeira Amorim ter-se tornado na maior empresa transformadora de produtos de cortiça no mundo e, graças à escala global que alcançou, ser praticamente notícia diária devido a prémios ganhos ou por ela promovidos, a estratégias de sustentabilidade e biodiversidade bem desenvolvidas e à sua manifesta aposta em políticas sérias de Investigação & Desenvolvimento.

Na última semana de Maio, a sua gama de absorventes Corksorb, venceu a edição de 2010 do Prémio Nacional de Inovação Ambiental, que funciona como uma plataforma de selecção para o Environmental Innovation European Award. O Corksorb é um material ecológico e sustentável que pode ser utilizado para controlo de óleos e hidrocarbonetos. Desenvolvidos ao longo de seis anos, estes absorventes foram concebidos para fazer face a todo o tipo de derrames que possam acontecer em meios industriais e aquáticos, assim como em ligações rodoviárias.


Na mesma semana, a corticeira portuguesa anunciava uma parceria com a Experimentadesign, com o objectivo de conquistar um novo território no panorama da criatividade contemporânea. A ideia passa pela idealização de projectos que envolvam a comunidade de designers e talentos criativos, numa nova dinâmica de mercado para a cortiça e que originem produtos sustentáveis, versáteis e com design inovador, tornando-a parte integrante das acções quotidianas. Foram convidados, para este projecto, dez designers - seis portugueses e quatro estrangeiros - que, sob a supervisão da Experimentadesign, pretendem criar uma rede de criadores de renome nacional e internacional e um inquestionável know how na área do design estratégico. Renovar a imagem da cortiça e a sensibilização para as suas singulares características, a par do fomento de um contexto positivo à incorporação da cortiça em novas soluções para organizações globais, sem esquecer a extensão natural, ecológica e sustentável da respectiva oferta são outros dos objectivos que caracterizam esta parceria.

Na área da investigação, a Corticeira Amorim tem abertas candidaturas, até ao próximo dia 30, para o prémio denominado "Valorização e sustentabilidade do sobreiro e da Biodiversidade Associada", concurso este lançado com o intuito de promover o aumento do conhecimento e disseminação nesta matéria.

O prémio é promovido no âmbito da iniciativa europeia "Business & Biodiversity", e conta com parceiros como a Autoridade Florestal Nacional, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a Quercus e o World Wild Fund. O prémio, no valor líquido de 10 mil euros, é o maior alguma vez instituído para trabalhos de investigação neste sector.


Uma nova possibilidade para aumentar o tamanho da "caixinha cor-de-rosa" no planisfério das boas notícias já que, na Exposição Mundial de Xangai, o pavilhão de Portugal feito em cortiça já é suficientemente grandioso.

in Jornal OJE, 08-06-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário