Biodiversidade

O que é?


Toda a variedade de animais, plantas, bactérias e fungos (espécies), o local que habitam (ecossistema), a inter-relação das espécies entre si e a variedade entre espécies. Por exemplo, o Montado é um ecossistema rico em Biodiversidade, habitat onde vivem em equilíbrio dinâmico várias espécies vegetais e animais, como sobreiros, azinheiras, rosmaninho, estevas, abelhas e outros insectos, aves, cogumelos, líquenes, pequenos roedores, linces, morcegos e anfíbios, entre muitas outras.

O que implica a sua perda?

A Biodiversidade tem um papel fulcral na sobrevivência de todos nós: desde alimentos, combustíveis orgânicos, fibras naturais, perfumes, medicamentos, materiais para a construção e outros recursos biológicos renováveis, prestando-nos ainda outros serviços vitais, como regular o funcionamento do ciclo do oxigénio, do carbono e da água, a fertilidade dos solos, a regulação do clima, a polinização de plantas que permite a sua reprodução, entre outros. Consequentemente, a perda de Biodiversidade coloca em risco a existência da vida no Planeta Terra.

Como travar a perda de Biodiversidade em casa ou na empresa?

Seja individualmente, seja em comunidade, em casa ou na empresa, todos podemos contribuir para a conservação da Biodiversidade. Basta que estejamos atentos, sejamos proactivos no nosso dia-a-dia e partilhemos a nossa forma de vida mais sustentável e saudável com os que nos rodeiam.

A alteração de hábitos é fundamental!

O que podemos fazer?

Escolher, sempre que possível, comportamentos mais sustentáveis.