quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Lince-Ibérico (lynx pardinus)

O lince-ibérico é a espécie de felídeo mais ameaçada do Mundo, estando numa situação crítica a nível mundial. Em território nacional, a espécie encontra-se numa situação de pré-extinção, classificada como “criticamente em perigo” (CR) pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (2005).

Ecologia do lince-ibérico

O lince-ibérico selecciona habitats de características mediterrânicas, como bosques, matagais e matos densos. A dieta da espécie é baseada no coelho-bravo, o qual pode representar entre 75 a 95% da biomassa do seu espectro alimentar.
Em épocas e regiões de menor abundância, esta presa é secundada por outras, tais como roedores, cervídeos, anatídeos e lebres.
O lince-ibérico é uma espécie territorial predominantemente solitária e só durante a época de cio os adultos têm encontros mais longos.

Os requisitos ecológicos do lince-ibérico podem resumir-se da seguinte forma:

1 — O seu habitat potencial tem condições adequadas de alimento e água, disponíveis ao longo do ano, vegetação adequada para abrigo/reprodução e tranquilidade.

2 — Mais de 50-60% do coberto vegetal dos seus territórios é composto por matagal e cerca de 20% por orlas entre pastagens e matagal, formando uma estrutura em mosaico.

3 — Nos seus territórios, durante a época de reprodução, a densidade de coelho-bravo é superior a 4,5 indivíduos/hectare.

4 — A conectividade entre os diferentes núcleos é fundamental para a dinâmica da espécie.
Informação extraída do Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico (Lynx pardinus) em Portugal constante do Despacho n.º 12697/2008 dos Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

No Ano Internacional da Biodiversidade, convidamos a conhecer melhor o Lince-Ibérico através do seguinte documentário:


A Lisboa Editora, em parceria com a LPN - Liga para a Protecção da Natureza, apresenta o vídeo O Lince-Ibérico.

Articulado com o projecto Ciências da Natureza 5, para o 5.º ano de escolaridade, este vídeo é uma forma de alertar para o risco que corre o lince-ibérico de desaparecer na Natureza e de mostrar os esforços que estão a ser feitos para a sua recuperação.

Clique para ver os videos:
                 O Lince-Ibérico - Parte I
                 O Lince-Ibérico - Parte II


Biodiversidade: conhecer para preservar!




_

Sem comentários:

Enviar um comentário