O que é?
Toda a variedade de animais, plantas, bactérias e fungos (espécies), o local que habitam (ecossistema), a inter-relação das espécies entre si e a variedade entre espécies. Por exemplo, o Montado é um ecossistema rico em Biodiversidade, habitat onde vivem em equilíbrio dinâmico várias espécies vegetais e animais, como sobreiros, azinheiras, rosmaninho, estevas, abelhas e outros insectos, aves, cogumelos, líquenes, pequenos roedores, linces, morcegos e anfíbios, entre muitas outras.
O que implica a sua perda?
A Biodiversidade tem um papel fulcral na sobrevivência de todos nós: desde alimentos, combustíveis orgânicos, fibras naturais, perfumes, medicamentos, materiais para a construção e outros recursos biológicos renováveis, prestando-nos ainda outros serviços vitais, como regular o funcionamento do ciclo do oxigénio, do carbono e da água, a fertilidade dos solos, a regulação do clima, a polinização de plantas que permite a sua reprodução, entre outros. Consequentemente, a perda de Biodiversidade coloca em risco a existência da vida no Planeta Terra.
Como travar a perda de Biodiversidade em casa ou na empresa?
Seja individualmente, seja em comunidade, em casa ou na empresa, todos podemos contribuir para a conservação da Biodiversidade. Basta que estejamos atentos, sejamos proactivos no nosso dia-a-dia e partilhemos a nossa forma de vida mais sustentável e saudável com os que nos rodeiam.
A alteração de hábitos é fundamental!
O que podemos fazer?
Escolher, sempre que possível, comportamentos mais sustentáveis.
- 12 Contributos para a Biodiversidade (13)
- Agenda (4)
- Biodiversidade (6)
- Faça a sua parte (9)
- Já aconteceu (3)
- Notícias (8)
- Núcleo do Falcão (2)
- Obras de Referência (4)
- Reciclagem (4)
- Semana da Sustentabilidade 2010 (1)
- Semana da Sustentabilidade 2011 (3)
- Sustentabilidade (6)
Este espaço é seu... Entre!
Reflicta, partilhe e promova ideias que contribuam para a nossa missão conjunta:
cuidar do Planeta Terra - a casa que deixaremos às gerações vindouras!
Passe por cá regularmente.Dê a sua opinião, passe a palavra!