quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cortiça preserva champanhe durante 200 anos


Se dúvidas ainda pairavam sobre a capacidade da cortiça natural preservar e favorecer alguns dos melhores vinhos e espumantes do mundo, eis que surge mais uma prova cabal da sua irrepreensível eficiência técnica.

30 Garrafas de champanhe com cerca de 200 anos foram encontradas por mergulhadores no Mar Báltico, entre a Finlândia e a Suécia, a uma profundidade de 60 metros.


Vedado com rolha de cortiça natural, que se encontrava em óptimo estado de conservação, este champanhe foi descrito pelo mergulhador chefe Christian Ekstrom como “fantástico, muito doce, com notas de tabaco e carvalho”.

Estas garrafas, que se pensa terem sido produzidas na época da Revolução Francesa como presente para o czar Pedro o Grande, podem atingir valores astronómicos em leilão, até 50 mil euros a unidade.

A notícia tem sido veiculada por várias televisões de todo o mundo. Para aceder à transmissão da CBS News e verificar o óptimo estado de conservação da rolha de cortiça natural, convidámo-lo a aceder a: http://www.youtube.com/watch?v=AldyIb383YE

É caso para dizer que a Cortiça guarda todas as coisas boas!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os Falcões por terras de Garças e Cegonhas...

-
Ao desafio lançado, respondeu um pequeno bando de onze Falcões...

O pequeno bando - bem motivado e muito animado - rumou a Estarreja encontrando facilmente o BioRia, um interessante projecto de conservação da natureza e dos singulares habitats que se desenvolvem na zona do Baixo Vouga Lagunar.

Acompanhados durante todo o percurso pelo simpático biólogo Vítor Bandeira, os Falcões calcorrearam os quase 8 km do percurso de Salreu, descobrindo as particularidades do sapal, do paul e dos campos de cultivo (arroz).


O Centro de Interpretação do BioRia.

Uma menção especial para a simpatia de todos os dinamizadores do espaço: o Norberto, o Vítor e a Vânia!









Os canais que irrigam os campos de arroz e por onde vão abundando as enguias, iguaria muito típica da região...











Os campos, de reduzida dimensão, são arrendados a um só agricultor que neles semeia arroz - da variedade asiática.
E cá está a prova de que a água é fonte de vida!
E também a prova de que este é um habitat onde não há poluição! As libelinhas - abundandes ao longo de todo o percurso - só proliferam em ambientes pouco poluídos.
As amoras motivaram um breve e doce regresso à infância de todos... e, inevitavelmente, às nódoas na roupa e correspondentes ralhetes!

Não fomos capazes de retratar o sol, o ar limpo, o canto dos pássaros, o voo das cegonhas, a elegância dos pernalongas, a timidez das garças vermelhas... nem a beleza de um ecossisitema em evidente equilíbrio, tão carinhosamente descrito pelo nosso Biólogo Vítor!

Mas aqui fica um sítio a visitar: http://www.bioria.com/

e um convite a ver in situ o que estes videos nos mostram:
       
                - Discretas afinidades

                - BioRia Kids


Se não voou com os Falcões, aventure-se!

Biodiversidade: conhecer para preservar!




_

CORTICEIRA AMORIM: 4º Encontro Anual de Embaixadores a Sul

-
No início de Julho foi a vez dos Embaixadores da Sustentabilidade do Sul se reunirem e debaterem as principais conclusões do Relatório de Sustentabilidade 09 e alinharem as suas práticas com os objectivos da CORTICEIRA AMORIM para o ano em curso.

No evento, o Eng.º Luís Rocharte, Secretário-Geral BCSD Portugal, apresentou o relevante trabalho desenvolvido pela Organização em prol do Desenvolvimento Sustentável.


O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, criada em Outubro de 2001 por um conjunto de empresas portuguesas.

A missão principal do BCSD Portugal, que hoje reúne 130 empresas, é fazer com que a liderança empresarial seja catalisadora de uma mudança rumo ao Desenvolvimento Sustentável e promover nas empresas a eco-eficiência, a inovação e a responsabilidade social.

Nesta sessão, Luís Rochartre demonstrou que o alinhamento da actividade económica com os princípios do Desenvolvimento Sustentável potencia empresas mais competitivas, mais resistentes aos choques, mais ágeis para enfrentar as mudanças constantes do mundo em que vivemos, tornando-se, assim, num ambiente mais atractivo e seguro para clientes e colaboradores, facilitando o relacionamento com todas as partes interessadas.

Na CORTICEIRA AMORIM temos a profunda convicção de que esta é a única forma de progresso que vai de encontro às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

E cá estão os nossos Emabaixadores da Sustentabilidade: uma verdadeira equipa alinhada e motivada na prossecução de melhorias contínuas, promovendo a eficiência da Organização e a sua liderança em práticas de desenvolvimento sustentável!



_

Escultura Habitável: uma nova atracção no CCB!

_
Enquanto solução de revestimento, a cortiça tem-se posicionado como um material associado à inovação e em harmonia com a natureza.

Componente integral da construção do Pavilhão de Portugal, em Xangai, a cortiça – uma matéria-prima 100% natural, renovável e reciclável, que se enquadra na perfeição com os novos valores de desenvolvimento sustentável – tem conquistado interesse e uma progressiva projecção internacional.



A peça “Escultura Habitável” em cortiça estará patente no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, desde o passado dia 15 de Julho.

Trata-se de uma peça concebida pelo arquitecto Miguel Arruda, com o apoio da Amorim Cork Composites, da CORTICEIRA AMORIM, desenvolvida no âmbito da iniciativa CCB Fora de Si, da Bienal de Arte 2010 e projecto associado da Trienal de arquitectura de Lisboa.



A peça totalmente revestida com cortiça cedida pela CORTICEIRA AMORIM tem as dimensões 9 x 10 x 5 metros de altura e ficará exposta no Jardim das Oliveiras do CCB até ao final do mês de Outubro.




Na concepção da “Escultura Habitável”, Miguel Arruda focou-se em desenvolver uma obra que despertasse um determinado teor de habitabilidade e a cortiça apresentou-se como uma matéria-prima de excelência para se obter o efeito desejado. Além do revestimento exterior de cortiça, o piso seleccionado para a escultura é o Fibricork, um produto 100% verde, da Amorim Cork Composites.



"A Escultura Habitável assume, ao nível do seu revestimento interno e externo, uma temperatura que, considerando o plano da opacidade, faz da cortiça o material mais apropriado. Efectivamente, a qualidade física da sua superfície externa “casca” e da sua superfície interior “barriga” interpretam de uma forma única aquilo que podemos entender como espaço exterior e espaço interior na arquitectura.", realça Miguel Arruda.


Até final de Outubro à espera da sua visita no Centro Cultural de Belém!



-

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cortiça cada vez mais na moda

Material é usado com várias finalidades. Corticeira do Norte leva matéria-prima à passerelle


Ela está em todo o lado: nas rolhas, na construção civil, em acessórios, em sapatos, na decoração, em bolas de futebol e agora chega aos desfiles. A cortiça, uma matéria-prima natural e amiga do ambiente, está mesmo na moda, o ano inteiro.

As criações dos finalistas da Escola de Moda do Porto vão desfilar numa passadeira inovadora de cortiça cedida pela Amorim Cork Composites, da Corticeira Amorim.

A empresa sediada em Santa Maria da Feira tem vindo a criar "novos e mais arrojados produtos e utilizações para a cortiça com base nas suas mais-valias transversais e carácter eminentemente sustentável".

No desfile deste sábado, no Museu de Comunicação da Alfândega do Porto, a cortiça vai ainda estar presente em "todos os elementos visuais de promoção do evento": nos convites, nos cartazes, nos outdoors, na sinalética e nos dossiers de apresentação dos trabalhos.

O desfile "ecológico" vai arrancar com uma mostra de peças criadas pela estilista Anabela Baldaque, ex-aluna da Escola de Moda do Porto.

Raquel Madureira
in Jornal Metro, 13-07-2010

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Radar de Negócios detecta novos negócios ferroviários

_
Amorim Cork Composites na fundação do cluster português

PRIA – Portuguese Railway Industry Association



"Numa altura de crise e incerteza para o país, surge um cluster que promete devolver à indústria nacional o reconhecimento perdido. Voltaremos a produzir comboios? Ou pelo menos seremos capazes de integrar novas soluções?






Cinco empresas uniram esforços e criaram a associação PRIA – Portuguese Railway Industry Association."

Amorim Cork Composites
Active Space Tecnologies
Caetano Components
INEGI
ISQ
in Radar de Negócios, 5 de Julho de 2010 (clique para assistir)

_

WWF - Mercado Responsável da Cortiça

_
A WWF acaba de divulgar uma análise do mercado da cortiça intitulada Mercado Responsável da Cortiça: presente com futuro? (clique para obter o documento) que antevê o crescimento do mercado de produtos de cortiça certificada, com base na capacidade instalada da indústria e do mercado, referente a políticas de compras responsáveis e certificados de cadeia de custódia.



Conhecer e conservar o montado, preservar a sua biodiversidade, valorizar os serviços deste ecossistema único e viabilizar as actividades sócio-económicas que lhe estão intimamente ligadas depende de todos nós: da escolha consciente que fazemos por podutos de cortiça, naturais e sustentáveis!



_

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Escultura de cortiça no Centro Cultural de Belém

-
CORTICEIRA AMORIM apoia escultura de Miguel Arruda

A peça “Escultura Habitável” em cortiça estará patente no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a partir do dia 15 de Julho. Trata-se de uma peça concebida pelo arquitecto Miguel Arruda, com o apoio da Amorim Cork Composites, da CORTICEIRA AMORIM, desenvolvida no âmbito da iniciativa CCB Fora de Si, da Bienal de Arte 2010 e projecto associado da Trienal de arquitectura de Lisboa.




A peça totalmente revestida com cortiça cedida pela CORTICEIRA AMORIM tem as dimensões 9 x 10 x 5 metros de altura e ficará exposta no Jardim das Oliveiras do CCB até ao final do mês de Outubro.

Na concepção da “Escultura Habitável”, Miguel Arruda focou-se em desenvolver uma obra que despertasse um determinado teor de habitabilidade e a cortiça apresentou-se como uma matéria-prima de excelência para se obter o efeito desejado. Além do revestimento exterior de cortiça, o piso seleccionado para a escultura é o Fibricork, um produto 100% verde, da Amorim Cork Composites.

“"A Escultura Habitável” assume, ao nível do seu revestimento interno e externo, uma temperatura que, considerando o plano da opacidade, faz da cortiça o material mais apropriado. Efectivamente, a qualidade física da sua superfície externa “casca” e da sua superfície interior “barriga” interpretam de uma forma única aquilo que podemos entender como espaço exterior e espaço interior na arquitectura.", realça Miguel Arruda.

A “Escultura Habitável” tem como objectivo despertar a curiosidade do visitante, que é convidado a habitá-la momentaneamente, a experimentar sensorialmente a cortiça, sentindo a quadridimensionalidade do espaço.

Enquanto solução de revestimento, a cortiça tem-se posicionado como um material associado à inovação e em harmonia com a natureza. Componente integral da construção do Pavilhão de Portugal, em Xangai, a cortiça – uma matéria-prima 100% natural, renovável e reciclável, que se enquadra na perfeição com os novos valores de desenvolvimento sustentável – tem conquistado interesse e uma progressiva projecção internacional.

terça-feira, 6 de julho de 2010

O Núcleo do Falcão desafia!... Conhecer a Biodiversidade em Salreu

-
Visita à BIORIA - 17 de Julho

Promovendo a confraternização entre os Colegas e o contacto com a Biodiversidade!




Passeio no Percurso de Salreu (Estarreja)

Grau de dificuldade baixo/médio - passeio pedestre de 8,5 km (plano!) junto aos esteiros e canais da Ria de Aveiro

Dia 17 de Julho

Ponto de Encontro: às 9 horas em Salreu, no início do percurso (a informar oportunamente)

Como chegar a Salreu:
             De comboio sub-urbano - vivamente aconselhado!
                 (Apeadeiro de Salreu a 150 m do início do percurso)

             De carro – Saída da A29 em Estarreja Sul


Almoço: 13:00 / 13:30 em Restaurante situado no início/final do percurso

Inscrições até 9 de Julho com o Colega Joaquim Rocha do Departamento Fiscal

Não deixe de participar nesta actividade! Junte-se ao Núcleo do Falcão!




NÚCLEO DO FALCÃO

No âmbito da estratégia da CORTICEIRA AMORIM, o recém-constituído Núcleo do Falcão agrega os Colaboradores das empresas localizadas no Edifício Amorim I, da OSI, da Amorim Viagens e Turismo e da Amorim Cork Research.

Tal como o Falcão, o objectivo é voar bem alto rumo à sustentabilidade!

Estamos todos convocados!




_

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CORTICEIRA AMORIM organiza 4º Encontro Anual de Embaixadores da Sustentabilidade

À semelhança do que vem sendo habitual, decorreu no passado dia 28 de Junho, no auditório do Edifício Amorim em Mozelos, o encontro de Embaixadores da Sustentabilidade, com o objectivo de apresentar, por um lado, as principais conclusões do Relatório de Sustentabilidade 09 e, por outro, alinhar os Colaboradores com os objectivos da CORTICEIRA AMORIM para o ano em questão.



Com a forte convicção que e Empresa é um exemplo único em matéria de sustentabilidade e conscientes de que o caminho até agora percorrido e os resultados alcançados são motivo de orgulho, António Rios de Amorim e Nuno Barroca, Presidente da CORTICEIRA AMORIM e Administrador da Sustentabilidade Corporativa, agradeceram aos Colaboradores o entusiasmo com que se têm dedicado a este tema.

Com o envolvimento dos Embaixadores da Sustentabilidade e de todos os Colaboradores, a CORTICEIRA AMORIM assume assim o desafio de prosseguir com este percurso Rumo ao Desenvolvimento Sustentável.